<i>O Militante</i> está à venda
Organizar e Lutar – Em frente pelo XIX Congresso é o título de capa da edição de Novembro/Dezembro d' O Militante, à venda a partir desta semana, que remete para o texto de abertura, onde se sublinha o «quadro, complexo mas cheio de potencialidades, em que preparamos o XIX Congresso» e as inúmeras tarefas que se colocam aos comunistas. Algumas delas surgem destacas no texto seguinte, inserido na secção Organização, intitulado Acrescidas exigências e novas possibilidades de reforço do Partido.
Ainda sobre o Congresso, Albano Nunes, do Secretariado, assina A Caminho do XIX Congresso, estimular a participação militante e Maria da Piedade Morgadinho, da Comissão Central de Controlo, reflecte sobre Trabalho colectivo, direcção colectiva, democracia interna.
Na secção Lutas, Rui Paixão, do Comité Central, escreve Tempos de luta, tempos de confiança enquanto que Américo Nunes publica, em Trabalhadores, a quarta parte do seu Concertação Social e luta de classes, a actualidade de Marx. Em Efeméride, Domingos Abrantes, do CC, assina Recordando oI Congresso dos Trabalhadores Rurais (1912 – 2012) e António Avelãs Nunes reflecte sobre a obra de Sérgio Ribeiro Contributo de Marx para o Marxismo.
A secção Economia é composta por dois artigos: A crise do sistema capitalista e o sistema monetário internacional e Progresso Social ou Crescimento Económico?, respectivamente de Carlos Carvalhas e Rui Namorado Rosa, ambos do Comité Central. Em Internacional, Ângelo Alves, da Comissão Política, e Rui Paz assinam Uma terra sem amos: A crise do capitalismo, a luta e a alternativa e Quem lucra na Alemanha com o(s) pacto(s) de agressão?.
Para além da publicação do comunicado da reunião do CC de 22 e 23 de Setembro, esta edição, por ser a última deste ano, traz ainda o índice classificado dos artigos publicados durante 2012.